Escoliose: O que é e como tratar?

18/04/2024

A escoliose é uma curvatura lateral anormal da coluna vertebral que, ao contrário do que muitos pensam, não é causada por má postura. Imagine a coluna como um mastro de navio: reta e firme. Na escoliose, esse mastro se curva para um dos lados, em forma de "C" ou "S", conforme imagem abaixo.


Embora a escoliose possa aparecer em qualquer idade, ela é mais comum durante o surto de crescimento, entre os 10 e 15 anos. As meninas são mais propensas a serem afetadas do que os meninos.

Mas não se preocupe! A escoliose, na maioria dos casos, não é grave e pode ser tratada de forma eficaz. O importante é o diagnóstico precoce, pois quanto mais cedo for identificada, mais fácil e eficaz será o tratamento.

O importante é começar a agir cedo. Aqui na Solidarize, o primeiro passo é estabilizar a escoliose, para que ela não continue aumentando a curvatura. E assim, consequentemente, tratamos os sintomas (dor).  

E como saber se tenho escoliose?

  • Observe seu corpo: Fique em pé, de costas para um espelho, com os braços soltos ao lado do corpo. Se você notar alguma assimetria na altura dos ombros, quadris ou costelas, ou escápula estiver mais proeminente que a outra, pode ser um sinal de escoliose.
  • Teste de inclinação: Incline-se para frente, com as costas retas, como se fosse pegar algo no chão. Observe se há uma "corcunda" nas costas, mais proeminente em um dos lados.
  • Procure um quiropraxista: Se você notar qualquer um desses sinais, consulte um quiropraxista para avaliar através de testes e palpação da coluna. Além do mais um exame físico e radiografias podem confirmar o diagnóstico e determinar a gravidade da curvatura.

Lembre-se: A escoliose não precisa ser um obstáculo. Com o tratamento adequado, a maioria das pessoas com essa condição pode levar uma vida normal e saudável.

Fique atento aos sinais, procure ajuda profissional.

Para mais informações: Entre em contato conosco. 

SOLIDARIZE QUIROPRAXIA - DRA KAREN VENDITTE